sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

«PROJECTO ALICIANTE»


Rui Guimarães é o novo técnico do City Us Targu Mures. O jovem treinador vai abraçar um novo projecto na carreira, substituindo Artur Melo no conjunto romeno. Depois de passagens pelas camadas jovens da Fundação Jorge Antunes e pelos suíços do Cosmos Geneve, o treinador de 24 anos chegar ao emblema romeno oriundo dos italianos do Real Toco. Esta será mais uma aventura de Rui Guimarães que viaja para a Roménia a 15 de Janeiro.

Como surgiu o convite para abraçar este novo projecto?

Foi através de um empresário que me contactou a inteirar-se sobre a minha disponibilidade para assumir o cargo e, depois de algumas conversas, chegamos a entendimento. O Artur Melo estava a fazer um excelente trabalho no clube e toda a gente fala muito bem dele, pelo que, vou ter responsabilidades acrescida em ocupar o cargo deixado por um treinador muito conceituado. Mas, estou perfeitamente tranquilo porque sei aquilo que tenho que fazer.Ainda há pouco tempo tinhas assumido o comando técnico do Real Toco.


O que te fez mudar para a Roménia?

Essencialmente, foi o projecto que me apresentaram. Vai-me permitir disputar o título romeno e, caso o consigamos alcançar, disputar a UEFA Futsal Cup. É, sem dúvida, o projecto mais aliciante da minha carreira, mas penso que estou preparado e que tenho condições para fazer um bom trabalho. Fui muito bem tratado em Itália e tenho pena de deixar o trabalho a meio. Mas como sou um treinador que não gosta de estar acomodado, resolvi aceitar um projecto mais aliciante.

O facto de a equipa ser composta maioritariamente por jogadores portugueses também ajudou nesta decisão?

Sim, bastante. Vou para um país que não conheço e enfrentar um idioma que não domino. Nos primeiros tempos a ajuda deles vai ser importante para facilitar a ambientação, mas já me tenho vindo a inteirar sobre a realidade que vou encontrar.

Acredita que vai ser chegar, ver e vencer?

Tudo farei para que isso aconteça. Já analisei muitos jogos e tenho estado por dentro da realidade que vou encontrar. Conheço a maior parte dos jogadores do City Us e penso que são jovens com uma margem de progressão muito grande. Alguns deles se continuarem a querer aprender e trabalhar nos limites podem chegar à Selecção Nacional. Se formos à UEFA CUP será um passo muito grande para eles conseguirem esse objectivo.

Qual a sensação de aos 24 anos já ter abraçado vários projectos na Europa e de agora ir para uma equipa que luta pelo título?

Não é fácil um treinador com a minha idade disputar um campeonato ao mais alto nível. Os clubes não costumam apostar em técnicos tão jovens, mas tenho tido a felicidade de estarem atentos ao meu trabalho, mas, penso, que também tenho correspondido à confiança que depositam em mim. Estou cada vez mais experiente e maduro e, consequentemente, melhor treinador.


A Fundação foi o clube que mais te marcou?

A Fundação é o clube de onde guardo as melhores recordações. Está a fazer um grande campeonato e sinto-me feliz por isso. Foi uma honra representar aquele clube, mas, agora o futuro é o caminho. Quero trabalhar e ser cada vez melhor para cumprir o sonho de treinar em Espanha.

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite,

Amigo, antes de mais obrigado pela atenção dispensada!
Desejo-te as maiores felicidades e espero que continues a realizar um bom trabalho na ACR.

Abraços,

Rui Guimarães

Kanu #11 disse...

Grande Rui :D

Felicidades

Aquele Abraço