quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Ferretti “Ser referência no futsal mundial é muita responsabilidade”





Fernando Ferretti vem a Portugal para ministrar um clinic a 9 de Janeiro, em Coimbra. O treinador brasileiro está motivado para o evento e fala com modéstia do seu protagonismo global. O responsável do Malwee acredita que a selecção de Portugal deverá atingir um grande título em breve e revela que seria um sonho trabalhar em Portugal.



- O que o motivou a aceitar o convite da World of Sport?

Fernando Ferretti (FF) - A empresa é comandada por um grande amigo meu em Portugal, o Miguel Tente de Coimbra e conhecendo ele como conheço sabia da seriedade dos seus propósitos.

- Que expectativas tem relativamente ao Clinic de Coimbra?

FF - Em primeiro lugar, é uma grande honra poder dividir o que sei com os nossos irmãos portugueses. O meu site é muito visitado pelos futsalistas portugueses e era um sonho estar aí num clinic e agora vou realiza-lo.

- Qual a sua opinião relativamente ao futsal em Portugal?


FF - Portugal tem um futsal entre o mais técnicos da Europa e vem se organizando fortemente fora da quadra. Penso que já está amadurecendo a hora de ganhar algo grande, importante do tamanho do futsal que se faz aí.

- O profissionalismo do principal campeonato é o mote para uma competitividade elevada?

FF - Sem dúvida, pois o profissionalismo possibilita ao atleta dar o seu melhor, aumentando o nível técnico das competições.

- O Europeu de futsal aproxima-se. Considera que Portugal está em condições de poder finalmente conquistar um grande título de selecções?

FF - Como já disse, a hora pode e deve estar chegando.

- Como se sente sendo uma das grandes referências mundiais de futsal?

FF - Ser referência no futsal mundial é muita responsabilidade junto a muita gente capaz nos quatro cantos do mundo. Já ficaria feliz em saber que ajudo e compartilho futsal com todos que, como eu, não param de aprender.

- Gostaria um dia de trabalhar em Portugal ou dificilmente isso acontecerá?

FF - Portugal me encanta. Fui criado no Rio de Janeiro, onde a colónia portuguesa é grande e desde menino escutava histórias deste belo país, aliás a quem nós brasileiros devemos muito, pois é a razão da nossa existência. Ao trabalhar com futsal, fui muitas vezes a Portugal e confirmei as belas histórias que escutava, inclusive aproveito a viagem com minha esposa para conhecer melhor Lisboa que sempre me atraiu. Trabalhar aí, seria algo muito especial, seria um sonho.

- Numa carreira recheada de sucessos, qual é o jogo que não lhe sai da memória pela postiva?

FF - Meu primeiro campeonato brasileiro em 1990 contra a Votorantim do Recife. Ganhámos por 4-0 a final. Estava começando e achei que este dia nunca chegaria.

- E pela negativa?

FF - A semi-final em Taiwan (2000) contra a Espanha. Faltaram os golos no tempo normal e competência nos “penaltys”.

Ferretti com bola
Comida: Bacalhau
Bebida: Vinho
Clube: Botafogo
Futsal: Malwee
Livro: Bíblia
Música: Evangélica
Melhor futsalista de sempre: Falcão

-----------------------------------------//--------------------------------------------------------------

Inscrições para Clinic continuam a bom ritmo
O Clinic que Fernando Ferretti dá no Hotel D. Luís, em Coimbra, a 9 de Janeiro, continua com as inscrições abertas. A organização da World of Sport revelou que as inscrições decorrem «a bom ritmo» e lembraram que o «acesso é limitado». A partir de dia 15 de Dezembro, o preço de inscrição sofre um aumento de cinco euros (passa a 45 euros), sendo que os interessados deverão, até final do mês, realizar a sua “matrícula” no site da empresa em www.wos.pt.

De saída ...


Marcelo Sousa comunicou ontem à Direcção do G.C.R.Ossela , que, por motivos de ordem pessoal não lhe é possível continuar a fazer parte do plantel osselense.